Coleção

Sonar, Primavera / Verão 2022

“Aprendi a gostar das flores tanto quanto das falhas geológicas”.
trecho do longa metragem “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, 2009.

Essa é a primeira coleção (ou história, como gosto de chamar), que não fala sobre pessoas, relações ou movimentos. Achei que não faria sentido falar de algo que não fosse o sentimento de saudade e a intimidade que desenvolvemos com os objetos e barulhos ao nosso redor.
Ou mesmo a liberdade que inventamos ao dançar na nossa casa e correr em pensamento.

Mircea Cãrtãrescu, no livro Nostalgia, relata que tem sonhos enormes, coloridos em demência, cheios de sensações que jamais experimentou na realidade. Penso que os sonhos e essas sensações são, na verdade, o que temos de mais próximo da realidade.

“A imaginação não é, como sugere a etimologia, a faculdade de formar imagens da realidade; ela é a faculdade de formar imagens que ultrapassam a realidade, que cantam a realidade.” O verdadeiro conceito de imaginação, defendido pelo filósofo francês Gaston Bachelard, é a imaginação viva, que cede e conflita com a matéria, traz a concretude do mundo para o campo da criação.

No capítulo Sonar, nova coleção de verão 2022 da Neriage, procuramos reimaginar nossas peças clássicas em formas e cores que harmonizam as ideias de quebra e fluidez.

A sensação de nostalgia que nos acompanhou durante todo o processo foi refletida nos detalhes de costuras cruzadas, botões e aviamentos antigos. Alguns plissados também aparecem cruzados e os drapeados por vezes trabalhados em lados opostos. Os volumes pontuais nas modelagens e e as cores envelhecidas remetem a imaginação ativa do passado presente.

A obra “Sentimental Journey”, do fotógrafo japonês Nobuyoshi Araki, que traz o retrato de sua esposa deitada sobre um velho barco, foi o ponto de inspiração para a concepção do material audiovisual – que reflete o sentimento de pertencimento ao ambiente, em constraste com o desejo de liberdade que sempre ecoa.

A coleção ainda conta com sapatos desenvolvidos em parceria com a Bluebird Shoes e peças estampadas com obras da artista Gabriella Garcia, nossa convidada nessa edição.

Sonar, Rafaella Caniello – 2021

Seja bem-vindo!

Cadastre para receber novidades e descontos especiais no seu e-mail!

× Precisa de ajuda? Compre pelo WhatsApp!